O X Congresso da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia e a Sala O Novo Caminho da Oncologia

O X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia acontecerá neste mês, com direito a diversos palestrantes brasileiros e internacionais que procuram trazer o que há de melhor no mundo da ciência para o tratamento de pacientes que lutam contra o câncer.

Uma das grandes novidades do evento é a sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO. A sala é o resultado de uma parceria entre o Blog Viver Eu Quero e a médica oncologista Sabrina Chagas. 

Day Sant´Anna, como vocês sabem, foi diagnosticada com um câncer de mama em 2016 e, mais recentemente, descobriu ser portadora da Síndrome do Câncer Hereditário. A mutação genética do BRCA passou a ser de conhecimento do grande público especialmente após o famoso episódio da atriz Angelina Jolie, também portadora da doença e que expôs o próprio caso com o intuito de alertar outras pessoas pelo mundo.

A ideia é levar uma programação científica, mas que aborde respostas para os anseios de quem lida diretamente contra o câncer: o paciente. Quantas vezes as pessoas se sentem impotentes frente aos desafios trazidos por esta patologia? E se em, algum nível, estiver ao alcance do paciente melhorar as suas chances? E se ele puder fazer mais por si? Evidentemente que o tratamento tradicional permanece, mas exercícios físicos, boa alimentação e outras técnicas podem colaborar para o tratamento e têm respaldo científico para tanto, mas às vezes essa informação não chega a quem precisa. Daí a proposta de uma sala sobre multidisciplinaridade (no sentido mais amplo da palavra) e comunicação. Juntos podemos encontrar uma maneira para que a informação de qualidade efetivamente chegue a quem precisa.” comenta Day, paciente e blogueira. 

Divas na Folia
Projeto de Day Sant’Anna e Dra Sabrina Chagas no Projeto Divas na Folia em fevereiro de 2018. (Crédito: Wagner Assis)

Já a Dra. Sabrina Chagas, além de oncologista, é filha de um mastologista que também foi diagnosticado com um câncer de mama. A experiência enquanto familiar de um paciente se transformou em livro e mudou sua perspectiva sobre o assunto.

Daí a união dessas duas para promover uma sala tão diferente e com uma perspectiva ainda mais humanizada.

Ouvir o outro lado, ou seja, ouvir também os pacientes é uma tendência nos estudos e salas dos congressos europeus e americanos, mas ainda pouco visto aqui no Brasil. Por isso, resolvemos trazer isso para o Franco Brasileiro, e nossa proposta foi aceita. Eu sei bem como é o outro lado. Além de oncologista, vivi de perto o que é ter um familiar com câncer” conta Sabrina.

Outro petropolitano que palestrará no evento é o doutorando em Biociências Estevão Scudese. Ano passado ele participou de um grupo científico nos EUA que, em linhas gerais, busca comprovar que o aumento da massa muscular é capaz de beneficiar (e muito) pacientes diabéticos, captando biologicamente o excesso de glicose circulante. Ocorre que, em tese, este mesmo processo bioquímico pode beneficiar pacientes oncológicos, não apenas melhorando sua qualidade de vida, mas até mesmo diminuindo o risco de recidivas da doença.

image1 (3)
Professor Estevão Scudese e Day Sant´Anna (Crédito: Viver Eu Quero)

Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.

O X Congresso da Sociedade Franco Brasileira acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2018, no Hotel Windsor da Barra – Rio de Janeiro/RJ e a sala O Novo Caminho da Oncologia será apresentada no sábado, dia 22.

Veja abaixo a programação completa e postagens sobre diversas palestras:

HORÁRIO PAINEL PALESTRA PALESTRANTE09_00 – 09_25 Estilo de Vida X Risco de Câncer – COM MESA DE 10_15 AS 10_30 O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO ESTEVÃO SCUDESE09_25 – 09_50 QUAL É

View this post on Instagram

Estevão Scudese é formado em Educação Física, Mestre e Doutorando em Biociências. E se o exercício físico representasse uma enorme barreira à evolução de um câncer? Sim, não estamos falando apenas em buscar um estilo de vida mais saudável. Estamos falando em usar o exercício físico como uma ferramenta real de combate à doença. Em 2017, Estevão compôs um grupo de cientistas que desenvolve uma pesquisa nos EUA sobre como a prática de exercício físico pode colaborar para o controle da glicemia em pacientes diabéticos. E se esta mesma metodologia pudesse ser empregada em pacientes oncológicos? Já temos estudos científicos apresentados na ASCO que demonstram que o risco de recidiva cai consideravelmente em pacientes que praticam atividade física regularmente. Também temos outros estudos em desenvolvimento que sugerem que o processo bioquímico desencadeado pela metformina inibiria o processo de neoangiogênese. Seria razoável ao menos cogitarmos a hipótese de que um maior índice de massa magra, com consequente maior aproveitamento biológico da glicose, teria um efeito semelhante? Seria o exercício físico assim tão mais relevante no tratamento do paciente oncológico? 🤔 Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: